O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) está com inscrições abertas para o Edital Arqueologia Viva. A iniciativa tem como objetivo selecionar propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que promovam ações de valorização, difusão, gestão e uso social do patrimônio arqueológico, contribuindo para o fortalecimento da política pública de patrimônio cultural no Brasil, especialmente o arqueológico.
As propostas devem incentivar iniciativas criativas que contribuam para a preservação do patrimônio cultural, o turismo cultural sustentável, a valorização das comunidades locais e o desenvolvimento da Economia do Patrimônio nas áreas de potencial arqueológico, nas seguintes linhas temáticas:
- Gestão e Difusão do Patrimônio Arqueológico: propostas para gestão e difusão de coleções arqueológicas e sítios arqueológicos.
- Turismo Arqueológico: execução de projetos voltados ao turismo arqueológico sustentável.
- Economia do Patrimônio: ações criativas que contribuam para a preservação do patrimônio arqueológico.
Como objetivo secundário, está previsto o incentivo ao desenvolvimento de projetos em regiões mais vulneráveis e historicamente menos atendidas pela política patrimonial e junto a indígenas, comunidades de matriz africana e comunidades tradicionais.
Com recursos de R$ 2,5 milhões, o edital vai selecionar até 15 propostas. O apoio financeiro será concedido para as seguintes áreas:
- Ações culturais: financiamento de atividades voltadas à gestão e difusão de coleções e sítios arqueológicos.
- Infraestrutura: contratação de obra e execução de ações para implantação, manutenção ou modernização de espaços destinados à socialização de acervos e sítios arqueológicos, incluindo a contratação de projetos arquitetônicos e de engenharia, para fins de contratação integrada.
- Capacitação e Educação Patrimonial: realização de cursos, oficinas, mentorias, consultorias para qualificação de profissionais e programas de Educação Patrimonial para as comunidades envolvidas na gestão e divulgação do patrimônio arqueológico.
- Divulgação e comercialização: incentivo à promoção e comercialização de produtos culturais relacionados à temática arqueológica, com foco em inovação.
Para acessar o edital, clique aqui.