Com o objetivo de movimentar a economia criativa de maneira rápida e eficaz em tempos de pandemia mundial de coronavírus, o Itaú Cultural lança mais um edital do Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência. O terceiro edital, com inscrições abertas a partir das 9 horas do dia 20 (até as 23h59 de 22 de abril), é voltado para profissionais das artes visuais que tiveram sua rotina modificada neste momento de pandemia e necessidade de suspensão social.
Os inscritos podem se candidatar a dois tipos de categoria:
– Categoria Produção Artes Visuais, na qual cada artista poderá inscrever um trabalho que reflita sobre as seguintes questões: na limitação do confinamento, como os artistas continuam suas produções? O que estão criando neste momento histórico? Como o isolamento social afeta o processo e/ou o resultado da produção da obra?
– Categoria Série Fotográfica, na qual cada artista poderá inscrever uma série de fotos (contendo obrigatoriamente nove imagens) com o tema “Isolamento social”. É necessário que o trabalho seja acompanhado por uma pequena biografia (de até 300 caracteres) e por um texto do próprio autor sobre o projeto (de até 800 caracteres).
A participação no Rumos não invalidará a adesão a qualquer outro programa de fomento que o Itaú Cultural promova neste período.
Serão selecionados pelas equipes de Artes Visuais, Acervo e Comunicação do Itaú Cultural até 120 trabalhos, sendo até 40 na categoria Série Fotográfica e até 80 na categoria Produção Artes Visuais. Será aceita uma inscrição por Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Cada selecionado nas duas categorias receberá 3 mil reais brutos como remuneração.
Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 18 de maio. Ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural optar por exibir os trabalhos selecionados, no prazo de até seis meses (podendo este ser alterado diante do quadro social referente à pandemia da covid-19 ou de necessidades do IC), em sua grade de programação virtual ou em canais e mídias dos próprios artistas.
Para acessar o edital, clique aqui.