Foram divulgados os números do Ranking Global do Mercado Editorial, que aponta todos os anos quais são as maiores empresas do mercado literário no mundo todo, entre aquelas que faturam mais de 150 milhões de euros (ou US$ 200 milhões).
Na lista dos maiores grupos editoriais do mundo, os 10 primeiros mantêm uma concentração incontestável no mercado mundial de publicações. Mas isso não quer dizer que os negócios em 2011 foram fáceis. Juntos, esses 10 líderes viram suas receitas cair quase 7,4%, ou 2,3 bilhões de euros, em um ano.
Já os chamados mercados emergentes foram território de crescimento e empresas com atividades nesses locais registraram alta nos negócios.
O levantamento é realizado anualmente pela consultoria Rüdiger Wischenbart Content and Consulting, a pedido da Livres Hebdo, revista francesa especializada no mercado editorial, e é publicado em conjunto pela Buchreport, na Alemanha, The Bookseller, no Reino Unido, Publishers Weekly, nos Estados Unidos, e PublishNews, no Brasil.
As informações das empresas são coletadas a partir de relatórios, documentos e consultas, e incluem os números referentes a vários tipos de publicação (livros, material digital e informação profissional, com exceção de jornais, revistas, serviços de notícias ou publicações corporativas). Receitas provenientes de atividades de varejo também não são incluídas no estudo.
Para conferir a lista completa de editoras, clique aqui.
*Com informações da Publishnews