O mercado de TV por assinatura fechou o primeiro trimestre do ano, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com 13,675 milhões de assinantes, o que equivale a 7% de crescimento no período. Foram quase 3,3 milhões de novas assinaturas em 12 meses.
Considerando-se o número médio 3,3 de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE, os serviços de TV por assinatura são distribuídos, atualmente, para 45,13 milhões de brasileiros.
A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 56,6% da base e a dos serviços a cabo alcançou 41,8% dos assinantes. Em março de 2011, os serviços DTH representavam 48,2% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 49% de market share.
A pesquisa ainda indica que enquanto as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional, as regiões Sul e Sudeste registraram crescimento inferior. Entretanto, das 3,3 milhões de novas assinaturas registradas nos últimos 12 meses, quase 2,4 milhões ocorreram nestas regiões (Sul e Sudeste).
A íntegra da pesquisa está disponível no site www.anatel.gov.br.
*Com informações dos sites Tela Viva e do MiniCom