O Governo da Bahia reunirá, entre os dias 27 e 28 de setembro, nomes renomados do setor cultural brasileiro no I Encontro Baiano de Formação e Qualificação em Cultura. O evento será realizado no Conselho de Cultura, no anexo do Palácio da Aclamação.

A programação do encontro prevê palestras seguidas de debates, nos quais os 47 conselheiros da Rede e seus suplentes poderão expor idéias, discutir sobre políticas necessárias para incrementar o setor e, principalmente, refletir sobre o trabalho que tem sido realizado nas instituições ali representadas.

As mesas serão compostas por pesquisadores e especialistaS da área cultural, entre eles, o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, Lia Calabre, doutora em História Social,  Alexandre Barbalho, doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, e Bernardo Mata Machado, representante do Ministério da Cultura. Participam ainda Clarissa Bitencourt, professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), Eugenia Milet, coordenadora do Centro de referência Integral de Adolescentes (Cria) e Milene Gusmão, professora da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB) e representante da instituição na Rede.

A Rede de Formação e Qualificação em Cultura é constituída por um Conselho cujos membros são agentes envolvidos naformação em cultura. São representantes da Secretaria Estadual de Cultura, de todas universidades públicas que atuam no Estado – estaduais e federais -, quatro organizações do Sistema S (Senac, Sebrae, Sesi e Sesc), representantes da sociedade civil organizada, do Ministério da Cultura e de outras secretarias e órgãos do Estado da Bahia (Secretaria de Educação, Trabalho, Emprego e Renda e Casa Civil), somando ao todo 47 integrantes.

Segundo o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, um dos objetivos desta rede é formar e qualificar pessoal em cultura. Neste sentido, ela contribuiria com a realização de trabalhos colaborativos, como a formulação de políticas para formação e qualificação em cultura, realização de seminários, cursos, estudos e pesquisas sobre temas culturais e com o estimulo à implantação de cursos técnicos, especializações, cursos de extensão, de graduação e pós-graduação em cultura.

*Com informações do site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *