A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Programa Cinema do Brasil, iniciativa de fomento à exportação da produção brasileira, promovem, em Paris, neste domingo (30/9), o “Momento Brasil”, encontro entre profissionais da indústria cinematográfica internacional e produtores brasileiros.
Cerca de 170 representantes das principais distribuidoras internacionais, agentes de venda de todo o mundo e diretores de alguns dos mais representativos festivais de cinema do mundo confirmaram presença.
Durante o evento, que terá show do cantor e compositor brasileiro Jorge Benjor, serão anunciadas novas medidas do Programa Cinema do Brasil, que têm como objetivo incentivar a distribuição de filmes brasileiros pelo mundo. Entre elas, estão a Copa dos Distribuidores, o Prêmio para os Agentes de Venda e a continuidade do Prêmio de Apoio à Distribuição. Além disso, os convidados terão acesso às últimas notícias da produção nacional.
“Apoiamos fortemente a exportação do cinema e de vários outros segmentos da economia criativa e acreditamos no potencial destas atividades para gerar negócios e, consequentemente, promover o desenvolvimento econômico e social do país”, comenta Regina Silverio, diretora de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil.
“Com o forte apoio da Apex-Brasil estamos lançando uma série de ações para estimular os parceiros internacionais a olharem ainda mais para os filmes brasileiros. No mercado, todos estão sempre com agendas apertadas. Um evento exclusivo é uma grande oportunidade de contato e de estreitar o relacionamento com esses agentes do mercado”, afirma André Sturm, presidente do Programa Cinema do Brasil.
Cinema do Brasil é um programa de promoção do cinema brasileiro no exterior. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como parceiros a Apex-Brasil – que participa da elaboração das estratégias e de sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos – e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O Cinema do Brasil conta também com a coparceria do Ministério das Relações Exteriores e o apoio institucional da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
O objetivo é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando, assim, a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.
*Com informações da Apex-Brasil