Entre 20 e 22 de novembro, o Instituto Itaú Cultural, em São Paulo (SP), promove o Encontro Internacional Conexões, que vai explorar a presença da produção literária brasileira em outros países. Escritores, tradutores, editores, professores, pesquisadores e jornalistas participam dos debates promovidos pelo evento, uma das ações do programa Conexões Itaú Cultural – Mapeamento da Literatura Brasileira no Exterior.

Foto: ReproduçãoNo dia 20 (quinta-feira), as mesas abordarão as tarefas do tradutor e do editor. No dia seguinte os convidados falarão sobre presença e recepção da literatura brasileira no exterior. Além disso, haverá o lançamento do livro “A Primeira Aula – Trânsitos da Literatura Brasileira no Estrangeiro”.

Realizada em parceria com a editora Hedra, a obra reúne ensaios de 18 professores que levam as letras brasileiras a salas de aula mundo afora. O trabalho é apresentado em edições impressa (em português) e virtual (em português, inglês e espanhol). Antes do lançamento acontecerá um debate com quatro dos autores presentes na coletânea: Charles Perrone (Universidade da Flórida), Marília Librandi-Rocha (Universidade de Stanford), Pedro Meira Monteiro (Universidade de Princeton) e Roberto Vecchi (Universidade de Bolonha).

A entrada é gratuita. Clique aqui para ver a programação completa.

Além do Conexões, outros três grandes eventos celebram a literatura em São Paulo nos próximos dias: o Encontros de Interrogação (também no Itaú Cultural), a Balada Literária (em vários espaços da cidade) e o Simpoesia – Simpósio de Poesia Contemporânea (na Casa das Rosas).


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *