De 29 a 31 de maio, estilistas da moda autoral interessados em fomentar o mercado e chamar a atenção dos lojistas vão participar do Salão +B. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Estilistas (Abest), em parceria com o Sebrae.
A feira irá reunir no Museu Brasileiro da Escultura (MuBe), em São Paulo, 37 expositores – entre eles Clube Bossa, Cecilia Prado, Osklen, Poko Pano, Serpui Marie e Uma -, que vão mostrar seus trabalhos a 100 compradores nacionais convidados, além de cinco internacionais (de Nova York, Paris e Rússia).
Haverá ainda palestras de alguns associados, como Rony Meisler, da Reserva, sobre design, e de David Gonçalves, da The Craft Shoes Factory, sobre branding.
Para o presidente da Abest, Valdemar Iódice, o grande diferencial do evento é justamente o tal “conteúdo criativo”. “Temos uma feira, trazemos compradores e, com as palestras, mostramos para esses lojistas que é preciso ter criatividade para expor os produtos e promovê-los no ponto de venda.” A expectativa da entidade é, a partir da próxima edição, de inverno 2013, fazer o showroom ao mesmo tempo da São Paulo Fashion Week, que costuma acontecer em janeiro.
Um salão de negócios que promove a moda brasileira para compradores nacionais chega em boa hora, quando todo mundo está se segurando com a demanda interna e quase ninguém pensando em exportar, com Europa e Estados Unidos segurando as compras.
Hoje, só 15 dos 60 associados exportam, totalizando cerca de US$ 18,3 milhões em 2011 – a expectativa é aumentar 10% neste ano. “Vender fora do Brasil não é tão fácil. Quando uma marca chega dizendo que quer exportar nós sentamos, conversamos e pensamos onde está seu mercado, para ver se vale a pena. Hoje em dia não basta criar o produto, é preciso ter foco, caso contrário você está fora do mercado”, diz Iódice.
A expectativa do Salão +B é gerar R$ 15 milhões em negócios.
*Com informações do jornal Valor Econômico