Nesta semana foi lançado um estudo inédito, encomendado pela Motion Picture Association na América Latina (MPA-AL) e o Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual (SICAV), que buscou revelar qual a “Contribuição Econômica do Setor Audiovisual Brasileiro”.

Foi identificado que, no ano de 2009, o valor adicionado pelo setor na economia brasileira foi de R$ 15,7 bilhões, que equivalem a R$ 19,8 bilhões em 2013. A cifra indica que o setor foi responsável por 0,57% do PIB nacional, participação semelhante a de outros setores como têxtil, vestuário, autopeças e produtos farmacêuticos. A contribuição indireta estimada para a economia é de R$ 11,9 bilhões.

“Infelizmente as estatísticas oficiais não permitem o cálculo direto da contribuição para a arrecadação de impostos. Entretanto, este valor é estimado pela Matriz de Insumo-Produto (MIP) em R$ 1,6 bilhões correntes. Considerando um multiplicador de 1,59, a contribuição indireta sobre a arrecadação total de impostos foi de R$ 944 milhões”, informa o relatório.

O setor audiovisual foi responsável pela geração direta de 110 mil empregos formais em 2012 (o que corresponde a 0,35% dos empregos do setor de serviços). Para cada emprego criado no setor de audiovisual, outros 1,09 são gerados em outros setores da economia. A média para os setores de serviços é de 1,67, sendo que o setor de audiovisual figura em quarto lugar entre os maiores multiplicadores dos 17 setores de serviços que compõem a MIP.

Essa indústria também gerou 0,52% da massa de salários do setor de serviços em 2012, contra 0,20% de turismo e 0,49% de hotelaria. A massa foi da ordem de R$ 4,2 bilhões, contra pouco mais de R$ 3 bilhões em 2007, representando uma alta de 37% (em termos reais). O salário médio do setor foi maior que o dos outros setores ao longo do período, situando-se em R$ 2.735 no ano de 2012 – o salário médio no setor de serviços foi de R$ 2.028.

A TV aberta foi responsável por 66% dos salários pagos no setor em 2007 e 65% em 2012. O segundo segmento em termos de importância é o de TV por assinatura, com uma participação de 14% em 2012, ante 11,7% em 2007. O segmento de vendas e locação apresentou queda no período, enquanto produção ainda responde por menos de 10% da massa de salário (embora tenha apresentado crescimento entre 2007 e 1012).

“Uma característica marcante deste setor é a fragmentação na produção, em que determinadas tarefas são delegadas a parceiros especializados localizados em diversas partes do mundo”, aponta o relatório. Além de promover maior eficiência ao longo da cadeia de produção de valor, segundo o texto, este paradigma favorece o empreendedorismo, pois os serviços são providos por pequenas e médias empresas, que têm seus embriões em startups. “Políticas públicas focalizadas podem estimular este ambiente propício ao empreendedorismo. Um dos canais é a concessão de linhas de créditos em condições mais favoráveis a pequenos empreendimentos neste setor.”


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *