Com mais de 600 milhões de usuários, o Facebook tem se tornado uma força cada vez mais importante para os sites de notícias. Nos EUA, quase todos os grandes portais de informação receberam do Facebook parte da sua audiência em 2010.
Segundo pesquisa do Pew Research Center’s Project for Excellence in Journalism, 20 dos 21 principais sites de notícias lidos nos EUA tiveram os links postados pelos usuários da rede social como origem importante do seu tráfego. A exceção foi o Google News.
Os dados variam, mas em publicações o Facebook é responsável por 8% dos visitantes -caso do Huffington Post. No site da CNN, por 7%; no do “New York Times”, por 6%.
Ele ainda está distante da influência do Google, que, segundo o estudo, direciona, em média, cerca de 28% da audiência dos sites de notícias. Mas o levantamento ressalta que ele começa a se tornar um dos “atores” mais importantes em direcionar público para o conteúdo noticioso.
É importante ressaltar, no entanto, que o Facebook ainda disputa espaço com o Drudge Report, um agregador de notícias que é o segundo ou terceiro maior impulsionador de tráfego em 12 dos grandes sites.
O Twitter tem participação pequena. Em 12 dos 21 sites investigados, ele respondeu por menos de 1% da audiência.
*Com informações da Folha de S. Paulo