Entre os dias 12 e 16 de janeiro, a cidade de Atibaia promoverá a quinta edição do FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, evento que reunirá profissionais do setor audiovisual com o objetivo de refletir e debater sobre os rumos do audiovisual brasileiro, além de apresentar em sua mostra competitiva “Troféu Sapuari” os curta-metragens e vídeos digitais premiados nos principais festivais brasileiros realizados em 2009.
Homenageando a cineasta Suzana Amaral, o evento, que será realizado no Centro de Convenções Victor Brecheret e no Atibaia Residence Hotel, em Atibaia (SP), também apresentará produções premiadas nos Festivais de Contis (França) e FIKE – Festival Internacional de Curta Metragens de Évora (Portugal).
Consolidando-se como um dos mais importantes espaços de reflexão e debate sobre os rumos do audiovisual brasileiro, o FAIA 2010 traz ainda dentro de sua programação um encontro que reunirá representantes das 54 entidades filiadas ao CBC – Congresso Brasileiro de Cinema, personalidades e os principais dirigentes dos organismos federais e estaduais relacionados ao setor. Segundo Rosemberg Cariri, presidente do CBC, a reunião objetiva promover um balanço geral das atividades desenvolvidas pela entidade durante o ano de 2009 e estabelecer um temário consensual que deverá nortear a programação do 8º Congresso Brasileiro de Cinema previsto para acontecer em julho de 2010 em Porto Alegre (RS).
Reafirmando também seu caráter cineclubista e internacional, a programação do V FAIA contemplará ainda a realização do V EIAC – Encontro Iberoamericano de Cineclubes e do I Encontro Internacional dos Direitos do Público. Organizados em parceria com a FICC – Federação Internacional de Cineclubes e do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, o evento contará com a presença de lideranças cineclubistas de cerca de 15 países e pretende fortalecer e consolidar a integração e parceria entre os movimentos cineclubistas dos países iberoamericanos e a campanha mundial pelos Direitos do Público que vêm sendo empreendida pela FICC, tendo o movimento cineclubista brasileiro como um de seus principais protagonistas. A realização dos encontros contam com apoio da SPC – Secretaria de Políticas Culturais do MinC, através de sua Diretoria de Direitos Intelectuais.
O Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual é uma realização da Associação de Difusão Cultural de Atibaia / Difusão Cineclube em parceria com Prefeitura da Estância de Atibaia, através da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos de Atibaia e conta com o apoio do Ministério da Cultura através da SAV – Secretaria do Audiovisual e da SPC – Secretaria de Políticas Culturais. Para mais informações, acesse www.festivaldeatibaia.com.br
2Comentários