De 29 a 31 de maio, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro, vai promover palestras das séries História e Culturas Urbanas, parceria entre a FCRB e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O primeiro dos encontros vai abordar o processo de construção da territorialidade do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, marcado pela mistura de espaços formais e informais, antigos e novos, com funcionalidades e formas diversas. A palestra será ministrada pela pesquisadora Lilian Fessler Vaz (Prourb/FAU-UFRJ), no dia 29 de maio.
No dia 30 de maio, a FCRB promove a palestra “O arquivo das artes: memória, corpo e vida”, integrando a série Memória e Informação. A conferência será ministrada por Marcelo Santos, que é professor de Literatura (UERJ/UCB) e pesquisador-bolsista do Arquivo Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa.
O palestrante irá traçar um painel de discussões sobre a memória e sua relação com a subjetividade contemporânea e as noções de corpo e vida a partir do modo como as artes (literatura, artes visuais) se apropriam da ideia de arquivo.
Já a série Estudos de Direito irá realizar encontro em que abordará a relação entre a Opinião Pública e o Supremo Tribunal Federal.
Paralelamente a essas atividades, a FCRB expõe a mostra “O registro da escravidão na vida privada”, que ficará aberta ao público até 1º de julho.
Para mais informações acesse www.casaruibarbosa.gov.br.
*Com informações do site do MinC