A 11ª edição da Feira Preta Cultural traz o tema “O Poder da Mulher Negra” e acontece na Casa das Caldeiras, em São Paulo, de 11 a 17 de novembro (exceto dia 14), com diversas atrações como dança, gastronomia, cinema, teatro, shows.
Além de cultura, o evento dedicará o primeiro dia à ação social, sendo cobrado como entrada um KIT de natal, que será entregue para as vítimas de quatro favelas destruídas pelos incêndios dos últimos meses na cidade. Outra novidade da Feira Preta será o tema Turismo Afro.
Desde 2002, a feira já reuniu 400 artistas, 500 expositores e mais de R$ 2 milhões de circulação. Este ano, a expectativa será de 12 mil visitantes por dia, que conhecerão o trabalho de cerca de 50 expositores da capital e de outras regiões, entre eles artistas plásticos, artesãos, chefes de cozinha e músicos.
A edição deste ano vai homenagear a mulher negra, por sua influência na luta contra a discriminação racial e social, e na construção da sociedade brasileira.
A maior Feira da Cultura Negra da América Latina tornou-se Circuito Cultural de uma semana, com atividades culturais, seminários e oficinas. Dentro da programação, dois dias serão dedicados ao Seminário de Boas Práticas na Produção Cultural Negra na Perspectiva da Economia Criativa.
A música também terá espaço, sendo que cada dia será dedicado a um gênero, entre eles hip hop, com artistas como Emicida, e o samba, com o grupo Samba da Vela. O evento também terá espaços voltados às crianças, como a “Brinquedoteca”, que contará com atividades lúdicas e interativas.
Segundo sua idealizadora, Adriana Barbosa, muito mais do que um evento cultural, a Feira Preta é resultado de um conjunto de iniciativas colaborativas, coletivas e inclusivas, num ambiente de encontro e valorização da cultura e do potencial de mercado desse segmento.
O Instituto Feira Preta ainda realiza outras atividades ao longo do ano, como as Pílulas de Cultura, encontros de artistas e expositores que trabalham com a temática afro-brasileira, e a Preta Qualifica, que prepara e capacita os microempresários de negócios étnicos e potenciais empreendedores para participar do evento.
A Feira Cultural Preta tem patrocínio do banco Santander e co-patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.
Mais informações no site www.feirapreta.com.br.
*Com informações da assessoria de imprensa da Petrobras e do site da Feira Preta