Santa Catarina se transformará no maior palco de música erudita do Brasil de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2011. Localizada na região Norte do Estado e conhecida como expressivo pólo industrial, a cidade de Jaraguá do Sul atrai todos os anos uma multidão de entusiastas, reunindo pela sexta vez professores, regentes de renome internacional, artistas consagrados e cerca de mil estudantes de música clássica vindos de várias regiões do planeta, para o evento que já é considerado o mais importante festival-escola do País.
O festival foi idealizado pelo músico brasileiro Alex Klein, nome consagrado no circuito mundial da música erudita. Atual diretor artístico do Femusc, Klein é maestro, pedagogo e solista de oboé no Brasil, China, EUA, França, Japão, México, Panamá e Portugal. Nasceu em Porto Alegre, cresceu em Curitiba e cursou parte de seus estudos universitários em São Paulo. Hoje, dirige a Oficina de Música de Curitiba (considerada uma grande referência na América Latina) e atua como maestro adjunto do Festival de Música de Saint Berthelemy, nas Antilhas Francesas. É detentor de vários prêmios internacionais e, até hoje, o único músico brasileiro a conquistar um Prêmio Grammy individual na música erudita, fora quatro prêmios em conjunto do Grammy, considerado o maior reconhecimento musical do mundo.
Entre as principais atrações uma orquestra formada por 60 participantes do Femusc vai gravar CD e DVD com Sophia Chan, solista prodígio chinesa, de apenas 11 anos. No repertório, a virtuosística ‘Sinfonia Espanhola’ para violino e orquestra, do compositor francês Edouard Lalo, assim como diversas outras obras importantes e tradicionais da China.
Outra estrela da República Popular da China já confirmada é o maestro Tao Fan, da Orquestra Filarmônica da Difusão Cinematográfica, que, além de atuar como professor convidado para lecionar regência orquestral, também vai reger a Orquestra Sinfônica do Femusc em apresentações especiais.
Faz parte do grupo de professores o violinista argentino Leon Spirer, da Orquestra Filarmônica de Berlim durante a regência do maestro Herbert von Karajan, quando foi repetidamente conhecida como a melhor orquestra sinfônica do mundo. Também no violino, depois de três anos, voltará ao corpo docente do Femusc a professora Clara Takarabe, musicista regular da Orquestra Sinfônica de Chicago. Outro convidado é Andrés Cárdenes, cubano que atua na Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, nos EUA. No fagote, a presença do norte-americano Richard Beene, que também é diretor da Colburn School of Music em Los Angeles, um dos conservatórios musicais completamente livres de escolaridade daquele país. Além de lecionar fagote, Beene virá para conhecer o festival, seus alunos e estabelecer parcerias entre o Instituto Femusc e a Colburn School of Music. Outro professor dos EUA, James DeSano, irá lecionar trombone – ele atua no Oberlin Conservatory of Music e é mentor da Orquestra Jovem das Américas.
Pioneiro no Brasil e de grande importância para o desenvolvimento da música de câmara, considerada a principal célula da música erudita, o Programa de Quartetos de Cordas receberá em 2011 seu primeiro quarteto-residente, o ‘Arianna String Quartet’, proveniente dos EUA. Participantes deste programa se inscreverão já como quartetos e receberão classes avançadas de música de câmara com os membros do Arianna.
Entre outras novidades, o Concurso Internacional de Harpa de Santa Catarina, que agora vai para a 2ª edição, dividirá a premiação entre níveis Avançado e Intermediário, para melhor promover o desenvolvimento da harpa e seus estudantes no Brasil. No total, serão distribuídos 11 prêmios aos melhores jovens harpistas, incluindo a escolha de um finalista pelo público. Detalhe: o concerto de premiação contará com orquestra acompanhando os primeiros prêmios, tanto do nível avançado quanto do intermediário, oferecendo um belíssimo espetáculo ao público.
Estarão no Festival representantes de 21 países, vindos de várias regiões do Brasil e de países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Venezuela, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia, África e do Oriente Médio. No grupo de alunos estrangeiros, são 118 da Argentina, 60 da Colômbia, 30 da Costa Rica e 15 a 20 estudantes da África.
O evento será realizado no Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul, às 19h no Pequeno Teatro e às 20h30 no Grande Teatro. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no próprio local em meados de janeiro. Todas as apresentações da série ‘Grandes Concertos’ e as atividades em locais alternativos terão entrada gratuita para o público.
Para mais informações ligue (47) 3373-8652 (secretaria do Femusc) e (47) 3275-2477 (secretaria do Centro Cultural) ou pelo e-mail festival@femusc.com.br