O 69º Festival de Cinema de Edimburgo, na Escócia, e o 5º Festival Internacional de Cinema Independente de Cosquín, na Argentina, estão com inscrições abertas.

filmeOs candidatos ao Festival de Cosquín, que acontece em maio, podem se inscrever até 2 de fevereiro. Um dos objetivos da mostra é ser uma via de difusão para o cinema independente, mostrando aos espectadores novas propostas de cinema e audiovisual.

Podem ser inscritas produções concluídas entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2015, legendadas em espanhol. Brasileiros podem competir na categoria de longa-metragem, com mais de 60 minutos, e curta-metragem, com menos de 25 minutos. São aceitos filmes de ficção e documentário.

Além de prêmios para melhor longa-metragem, melhor curta-metragem e melhor obra nacional (categoria exclusiva para produções argentinas), serão concedidas menções especiais em cada categoria.

Na Escócia, a 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, que ocorre entre 17 e 28 de junho, visa a novas ideias no cinema de todo o mundo. Interessados podem se candidatar até 11 de fevereiro, por meio postal. Filmes brasileiros concorrem a melhor filme estrangeiro e melhor documentário de longa metragem, com prêmios de 10 mil libras cada, além da competição de melhor curta-metragem.

Podem ser inscritos no festival apenas filmes inéditos no Reino Unido, que não estejam disponíveis na internet e nem tenham cópias à venda em DVD, Blu-Ray ou VHS. Serão aceitas apenas produções concluídas a partir de junho de 2014.

Os valores da inscrição diferem para curtas (30 minutos ou menos) e longas (acima de 30 minutos de duração): até o dia 21 de janeiro, a taxa para curtas é de 30 libras esterlinas e, para longas, 85 libras; a partir do dia 22 e até 11 de fevereiro, as taxas passam a ser de 35 para curtas e 95 para longas.

*Com informações do site do MinC

 


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *