Estão abertas as inscrições para as oficinas de formação e aperfeiçoamento profissional da 15ª edição do Festival Nacional 5 Minutos. As oficinas são gratuitas e acontecerão durante o festival, entre os dias 15 e 20 de outubro, em Salvador (BA).
As inscrições podem ser feitas até 23 de setembro no site www.dimas.ba.gov.br/5minutos. As listas com os selecionados para cada curso serão divulgadas até o dia 5 de outubro, no mesmo endereço. Cada participante só poderá se inscrever em uma oficina.
O Festival vai oferecer, em conjunto com entidades e instituições parceiras, seis oficinas: Direção de Arte; Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica; Mercado de Desenvolvimento de Games para Consoles e Mobiles (mini-curso); Stopmotion para Crianças; Videoarte e Web-documentário.
Para realização das oficinas do Festival Nacional 5 Minutos, há instrutores vindos do mercado nacional e internacional. O diretor Christian Duurvoort ministrará a oficina de Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica. Duurvoort trabalhou na formação de atores para cinema em obras de grande repercussão como Cidade de Deus de Fernando Meireles, Nosso Lar, de Wagner Assis e Capitães da Areia, de Cecília Amado.
Na coordenação do curso de Direção de Arte está a diretora Vera Hamburger, que trabalhou como cenógrafa em filmes como Lamarca, de Sergio Rezende e Carandiru, dirigido por Hector Babenco, além de ter atuado como diretora de arte, em Castelo Rá-tim-bum, de Cao Hamburger e Salve Geral, de Sérgio Rezende.
Da Alemanha, Olaf Stüber, galerista especializado em videoarte será o responsável pela Oficina de Videoarte, que será promovida em parceria com o Goethe-Institut/ICBA. A programação da oficina inclui Introdução sobre a História da Videoarte Alemã, uma atividade prática e o workshop Me, Myself and I, cuja proposta é reunir abordagens documentárias do auto-retrato ou da auto-apresentação na arte contemporânea.
Na Oficina de Web-documentário, os participantes poderão executar suas próprias produções, avaliar outros conteúdos do gênero, nacionais e internacionais e estudar sobre softwares de suporte. Os vídeos serão publicados em plataforma online.
Para o segmento de games, a oficina será realizada em parceria com a SAGA – School of Art, Game and Animation, com os instrutores Ronaldo César Sales e Marcos Antonio Cropalato Junior, que possuem certificação internacional em Adobe Dreamweaver.
Para aproximar o público infantil das ferramentas de produção de audiovisual, a Oficina de Stopmotion para Crianças oferece duas turmas voltadas para escolas públicas e particulares. A ideia é que as crianças, por meio da curiosidade e criatividade comuns ao universo lúdico infantil, percebam infinitas possibilidades de criação. Elas vão produzir, editar e exibir os vídeos para toda a turma, com pequenas histórias com a utilização de celular para captação de imagens para produção de animações em stopmotion com massa de modelar (Clay Animation).
A oficina será ministrada por Ducca Rios, co-autor e co-diretor do curta-metragem em animação Tadinha, que venceu o Prêmio Brasil de Cinema Infantil 2011 na categoria Animação. Ao lado dele participa Neri Molinero, que atuou no processo de arte-finalização de Tadinha, além de ser arte-educador, criando e produzindo diversos vídeos com a técnica stopmotion e telefone celular, no projeto cultural e educativo Minha Vida Mobile – MVMob, em 2011.
A seleção para as oficinas será feita pelos próprios ministrantes dos cursos, exceto para as oficinas de Direção de Arte e Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica, que, de acordo com as regras do CANNE/FUNDAJ, terão uma comissão especial, composta por três membros, para definição dos candidatos.
*Com informações do site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia