De 14 a 19 de junho, a cidade de Goiás recebe a 13ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Neste ano, haverá cinco mostras de cinema, Fórum de Cinema e Ambiental, sete cursos, nove oficinas, 14 palestras, Mercado das Artes e shows musicais.

Estão concorrendo à premiação 30 produções vindas de Goiás, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e os estrangeiros da Argentina, República Tcheca, Itália, Bélgica, Suíça, Armênia, Holanda, China, França, Chile, Estados Unidos e Reino Unido.

Na Mostra do Cinema Brasileiro, o grande homenageado é Arnaldo Jabor, que, junto com Cacá Dieges, vão ao festival para um debate sobre o cinema brasileiro. O Fórum de Cinema ainda traz outras palestras e debates com os realizadores do festival, cursos e oficinas de introdução ao cinema, efeitos especiais, animação, fotografia e mais.

No Fórum Ambiental, o grande destaque é a presença da ambientalista Marina Silva que, junto com o índio Benki Pinhanta Ashaninka, vão discutir os avanços de desafios da conferência Rio + 20. Com a colaboração dos reitores da UFG, Edward Madureira Brasil, UEG, Luiz Antônio Arantes, e da PUC-GO, Wolmir Amado, e do secretário estadual de Meio Ambiente, Leonardo Vilela, o Fórum ainda discute clima e conservação do patrimônio histórico, história cultural ambiental e a energia nuclear.

Os cursos e oficinas de meio ambiente ensinam sobre artesanato, construções sustentáveis, batuque reciclado, aproveitamento alimentar de frutos do Cerrado, cultivo de plantas, recuperação de nascentes e gestão de resíduos sólidos.

O XIII Fica tem a colaboração do Sebrae, que faz um Empório com palestras e seminários sobre cineclubes, Economia Criativa, gestão cultural, sistemas municipais de cultura e gestão do patromônio cultural e natural . O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan – também contribui com o festival realizando a exposição Bonecas Karajá.

Na programação artística, a cantora Maria Rita faz show na Praça de Eventos Beira Rio. No sábado, dia 18, o Fica recebe sua primeira atração musical internacional, Manu Chao, cantor francês que vem com sua banda Mano Negra, misturando influências da música francesa, espanhola e do punk. Mano também participa da oficina de Artes Plásticas. No dia 19, Rita Lee, considerada a rainha do rock, encerra o XIII Fica com o show da turnê ETC…, que apresenta sucessos históricos da carreira da cantora.

Mais informações no site www.fica.art.br.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *