O Festival de Curtas La Pedrera chega à sua 9ª edição com inscrições abertas para curtas-metragens de ficção e animação. Para participar, é necessário que as produções tenham sido concluídas a partir de janeiro de 2010 e sejam dubladas ou faladas em espanhol.
Os candidatos devem enviar a ficha de inscrição preenchida, uma cópia do filme em DVD e um CD com imagens do diretor e da obra, até 26 de novembro.
Os filmes serão selecionados pela curadoria do festival e competirão pelos votos do júri especializado nas categorias melhor ficção, melhor animação e melhor curta-metragem uruguaio, além dos quesitos técnicos como melhor direção, fotografia, roteiro, direção de arte, edição, áudio, atriz, ator, efeitos especiais e as tradicionais menções honrosas. O público também poderá participar, escolhendo a produção vencedora do Prêmio da Audiência.
O La Pedrera foi criado em 2004 na cidade uruguaia de mesmo nome, com a proposta de exibir produções internacionais gratuitamente para o público e, ao mesmo tempo, incentivar a produção local. O festival, entretanto, não se restringe apenas à sua cidade de origem: ele acontece em La Pedrera nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2013, e os filmes premiados são exibidos, na sequência, em Punta del Diablo (dia 13), seguindo para Valizas (dia 14) e terminando em Santa Teresa (dia 15). Um mês depois, em 15 de fevereiro, mais uma edição do festival será realizada na Praça Fabini, em Montevidéu.
Mais informações no site www.lapedrerashortfilmfestival.com.
*Com informações do site da Ancine