Durante a 60ª edição do Festival de San Sebastián, que acontece entre os dias 21 e 29 de setembro, acontece também o Ciclo 4+1, uma parceria com o Festival 4+1, realizado pela fundação espanhola Mapfre.
O Festival 4+1 acontece simultaneamente em cinco cidades e, a cada ano, uma delas torna-se a sede. O evento tem como objetivo fazer uma compilação seletiva de filmes autorais. As instituições ocupadas pelo 4+1 são: Sala Lugones, em Buenos Aires; a Cinemateca Distrital de Bogotá; a Cinemateca Nacional da Cidade de México, os cinemas de Golem em Madri e o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro.
Como o CCBB do Rio de Janeiro sediará a edição deste ano, entre os dias 21 a 25 de novembro, o Festival de San Sebastián promoverá o Ciclo 4+1 – Cinema Brasileiro Contemporâneo. A programação contará com filmes brasileiros recentes, realizados por diretores representativos da cinematografia brasileira atual. A mostra, segundo a curadoria do festival, pretende ser eclética e dar conta de uma produção autoral e arriscada.
Os filmes brasileiros selecionados para a mostra são: “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburger; “Jogo de cena”, de Eduardo Coutinho; “Andarilho”, de Cao Guimarães; “A casa de Alice”, de Chico Teixeira; “Casa de Areia”, de Andrucha Waddington; “O céu sobre os ombros”, de Sérgio Borges; “A esteticista”, de Sérgio Oksman; e “Santiago”, de João Moreira Salles.
*Com informações do site da Ancine