A organização do Festival do Rio anunciou na última terça-feira (11/9) a programação de sua edição deste ano, que acontece de 27 de setembro a 11 de outubro. Serão exibidas 400 obras de mais de 60 países, em cerca de 30 salas da cidade. O filme que abre o evento é “Gonzaga – De Pai para Filho”, de Breno Silveira.
Estão confirmadas as vindas do ator britânico Jeremy Irons, do cineasta inglês Roland Joffé, do francês Leos Carax, que exibiu “Holy Motors” em Cannes, da artista plástica sérvia Marina Abramovic e da dupla Jonathan Dayton e Valerie Faris, diretores de “A Pequena Miss Sunshine”, que trazem ao Brasil a comédia romântica “Ruby Sparks: A Namorada Perfeita”. O roteirista Frank Spotnitz, das séries “Arquivo X” e “Millenium”, ministrará um workshop no RioMarket, evento paralelo voltado para o mercado.
Serão quatro homenageados: John Carpenter, Manoel de Oliveira, Alberto Cavalcanti e João Pedro Rodrigues.
A lista de filmes na programação inclui o novo trabalho de Francis Ford Coppola, o terror “Twixt”; “Pietà”, do sul-coreano Kim Ki-Duk, vencedor do último Festival de Veneza; “In the Land of Blood and Honey”, estreia na direção de Angelina Jolie; “Moonrise Kingdom” , de Wes Anderson; e os documentários “Michael Jackson Bad 25 , dirigido por Spike Lee, e “Marley”.
Clique aqui para ler a matéria do Último Segundo/IG.
*Com informações do Último Segundo/IG