A partir do próximo dia 3 até 25 de abril, o Sesc SP promove a 39ª edição do Festival Melhores Filmes, evento que promove a circulação de cerca de 40 obras, eleitas por votação popular e pela crítica especializada como os melhores de 2012, por unidades do Sesc na capital paulista e mais 18 cidades do interior. A abertura do evento será feita na cerimônia de entrega dos prêmios para os mais votados no dia 3.
Ao longo do mês, o festival recebe também uma série de debates sobre a atual produção nacional de cinema e o mercado para novos e experientes realizadores, com a participação de profissionais e especialistas da área. No Cinema da Vela, as discussões giram em torno dos temas “Os caminhos do cinema nacional”, com a participação dos cineastas Edgard Navarro e Cláudio Assis; “Audiodescrição e legendas open caption: o que são esses recursos? Para que servem?”, com Maurício Santana e Paulo Romeu; e “Festivais. Panoramas, novos rumos e ineditismo”, com Francisco Cesar Filho e Antônio Leal.
O festival promove ainda os Seminários da Crítica, mediados pela jornalista Maria do Rosário Caetano. No dia 4 de abril, o encontro reúne Ignácio Araújo, Zuenir Ventura, Rubens Ewald Filho, Ubiratan Brasil e José Geraldo Couto, para discutir os cinemas de rua e os grandes complexos, as novas tecnologias na área e a produção nacional e o cinema autoral.
Já no dia 5 de abril, Suyene Correia, Marcelo Miranda, Sergio Mota e Luiz Zanin debatem os temas: blockbusters brasileiros x cinema independente, modelos de financiamento, cota de tela e os novos pólos de produção fora do eixo Rio-SP.
Os eventos são livres e têm entrada gratuita.
Para mais informações, acesse www.melhoresfilmes.sescsp.org.br.