A 2ª edição do festival Transperformance acontece até 16 de dezembro, no Rio de Janeiro. A mostra ocupa três andares expositivos do Oi Futuro Flamengo, com obras diversas, incluindo vídeos e instalações sonoras, de 20 artistas nacionais e estrangeiros, além de performances em ruas, praças e praias.
O projeto é composto de quatro conjuntos: “os pequenos gestos”, “os pequenos grandes gestos”, “os gestos extremos” e “os quase gestos”. Juntos, eles formam o que a curadora Marisa Florido chama de “Inventário de Gestos”.
A mostra reúne nomes conceituados das artes visuais contemporâneas, cujos trabalhos estão nas fronteiras da dança, música, teatro e poesia. Anna Gimein (EUA, Espanha), Edwiges Dash, Ronald Duarte, Marssares, Oriana Duarte, Fernando Baena (Espanha) e Narda Alvarado (Bolívia) são alguns dos artistas participantes.
Além de preencher todo o prédio do Oi Futuro Flamengo, o festival promove em cinco finais de semana (nos dias 14/10, 27/10, 11/11, 25/11 e 16/12), performances ambientadas no Largo do Machado, na Praia do Flamengo e no entorno do centro cultural. O objetivo é ir ao encontro de um público que frequenta pouco ou nada o circuito de arte.
O evento também promove bate-papos com uma programação que agrupa artistas visuais, poetas e psicanalistas. O festival prevê, ainda, a publicação de um livro com imagens dos trabalhos apresentados, ensaio da curadora e textos resultantes dos debates.
*Com informações do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro