A Fundação Telefônica lançou nesta quarta-feira (27/4) seu primeiro edital para seleção de projetos na área cultural. O objetivo é apoiar iniciativas que beneficiem crianças e adolescentes de modo a democratizar o acesso à cultura digital, bem como promover o protagonismo juvenil, incentivando tanto o consumo quanto a produção de obras e conteúdos em meios digitais. As inscrições estarão abertas até 30 de junho.

O lançamento marca um alinhamento da área de Arte e Tecnologia à estratégia central da Fundação. “O foco da instituição é contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e nós sentíamos falta de uma ação que, por meio do acesso ao conhecimento, pudesse facilitar o consumo de bens culturais, um elemento essencial para a formação desse público”, afirma Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. O executivo destaca que há carência de projetos culturais ligados à tecnologia que promovam a inserção do público infantojuvenil.

O edital vai selecionar projetos e artistas vinculados à tecnologia, que sejam inovadores em termos de linguagem, interatividade, criatividade ou forma de distribuição de seus conteúdos. A apresentação de propostas ou contrapartidas educativas, que promovam o acesso à cultura digital e o protagonismo sociocultural do público infantil, adolescente e jovem, será especialmente valorizada durante a seleção.

Os projetos devem estar inscritos na Lei Rouanet, de incentivo à cultura, nas áreas de Artes Visuais, Integradas, Cênicas, Audiovisual, Humanidades, Música ou Patrimônio Cultural, em diferentes modalidades, que vão desde mostras e concursos até e-books, vídeos, curtas-metragens, documentários, espetáculos com projeções e experiências multimídias, entre outros.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.fundacaotelefonica.org.br e são gratuitas.

Poderão ser inscritos projetos de pequeno, médio e grande porte, que solicitem um valor de até R$ 500 mil, cuja data de realização seja entre julho de 2011 e junho de 2012.


editor

3Comentários

  • Allan, 28 de abril de 2011 @ 18:03 Reply

    Sugestão pra Telefonica, se quer melhorar o consumo e produção de obras e conteúdos em meios digitais, que tal cobrar o preço certo para o serviço de banda larga que aqui ainda é um dos mais caros do mundo por um serviço horrível ?

  • magela albuquerque, 6 de junho de 2011 @ 15:33 Reply

    sou artista plástico e sempre tive vontade de fazer um projeto, onde atraves de oficina de videos, teatro e artes plasticas os alunos,construirão um trabalho de produção didital,onde mostrarar para a comunidade a importancia de preservar o orelhão, como uma meio de comunicação importantissimo em nossas comunidades.

  • Marycelle Ribeiro, 22 de julho de 2011 @ 18:23 Reply

    sou pedagoga de um projeto cultural em minha comunidade, trabalho com crianças de 4 a 12 anos, fazemos leitura, literatura, teatro, brincadeiras antigas e infantis, são crianças em vulnerabilidade social, que tem o projeto como valvula de escape para probemas sociais e familiares que elas enfrentam.
    formamos uma grupe de teatro, trabalhamos a historia da dona baratinha, poesia, parodia, dança e brincadeiras.
    quero enviar prestação de contas e fotos do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *