A Rede Globo de Televisão decidiu extinguir sua faixa matinal de conteúdo infantil. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a emissora teria alegado que a grade infantil não dá nem audiência, nem receita publicitária. Por isso, as produções voltadas às crianças vão ser direcionadas aos canais de TV por assinatura.

Segundo a Globo, essa é uma tendência internacional, pois o espaço da TV paga é menos sujeito a controle externo, como classificação indicativa e proibições à publicidade infantil, limite à propaganda de alimentos e ao uso de desenhos para “seduzir” o público-alvo.

Os números atestam a popularidade das produções infantis nas emissoras a cabo – dos dez canais por assinatura mais assistidos em fevereiro, quatro eram voltados a essa faixa etária.

Para o ex-secretário do Audiovisual, Newton Cannito, a programação infantil precisa ser muito segmentada. “”São diversas faixas etárias que concorrem entre si. Até os seis anos é uma. Dos sete aos dez, é outra. E ainda começa uma subdivisão entre gêneros: o que agrada ao menino não agrada à menina”, afirma.

A reportagem completa está disponível para assinantes aqui.

*Com informações do jornal Folha de S. Paulo


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