O Google anunciou no último domingo (7/10) que irá lançar 60 novos canais com produção original para seu site de vídeos, o YouTube, com conteúdo procedente da Grã-Bretanha, Alemanha, França e Estados Unidos.
O administrador de parcerias do YouTube na Europa, McOwen Wilson, disse que os novos canais incluirão programação da BBC Worldwide, da holandesa Endemol, responsável pelo Big Brother, e da Freemantle, braço da gigante alemã Bertelsmann, responsável por American Idol.
A programação inclui ainda o Euronews Knowledge, que transmite notícias 24 horas, e o Truthloader, da ITN Productions, além de conteúdo de nichos específicos, como Guinness World Records: OMG e The Jamie Oliver Food Channel.
Outros canais vão de programas de música a sites com dicas para mães de primeira viagem, passando por assuntos como moda e maquiagem.
Wilson não informou quanto o YouTube está investindo na expansão na Europa, mas há informações de que o valor chegue a US$ 100 milhões, com adiantamentos de US$ 5 milhões por canal. O Google espera que a receita da publicidade cubra o que foi pago como adiantamento às companhias para a criação do conteúdo.
*Com informações da Folha Online e do Estadão.com