O Google apresentou na última quarta-feira (16/5) uma nova ferramenta para complementar os resultados de uma pesquisa em seu mecanismo de busca. Intitulado “Knowledge Graph” (“Gráfico de Conhecimento”, em tradução livre), a novidade apresenta um sistema muito mais dinâmico e veloz para que o internauta localize a informação que deseja com ainda mais dados complementares dentro do buscador.

De acordo com os sites Google Inside Search e Google Discovery, a principal diferença entre o atual e o novo formato do Google é que o site não fará mais pesquisas apenas pelas palavras-chave digitadas. Além delas, é realizada uma filtragem mais profunda em busca de termos interligados e, por fim, somados aos resultados de acordo com os itens pesquisados. Isso envolve curiosidades, estatísticas e até detalhes técnicos, apresentados de modo que o usuário saiba ainda mais sobre o tema, ou encontre tópicos relacionados ao assunto pesquisado.

O Knowledge Graph também pode informar ao internauta sobre eventos, atividades e locais interessantes para se visitar em um determinado local do planeta. Outra característica do serviço é de dizer ao usuário se outras pessoas estão fazendo aquela mesma busca naquele momento, ou se outras pessoas fizeram recomendações sobre aquele local.

Disponível para desktops e smartphones (a partir da versão 2.2 do Android e versão 4 do iOS), no momento o recurso está habilitado apenas para os Estados Unidos e não há previsão de lançamento aqui no Brasil.

A empresa também lançou um vídeo explicativo sobre o novo recurso. Para assisti-lo clique aqui.

*Com informações do site Olhar Digital


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *