De 8 a 12 de novembro, Salvador (BA) recebe o I Encontro das Culturas Negras, evento que pretende dar início à “Década Afro Descendente”. A programação compreende mesas temáticas e programação cultural ao longo do período e se integra também às celebrações do Novembro Negro, iniciativa do Governo do Estado da Bahia, que reúne uma série de ações em prol da memória e consciência negra.

As mesas de debates abordarão temas como “Culturas negras no mundo contemporâneo”, “Culturas negras no Brasil hoje”, “Carnavais negros nas Américas” e “Diversidade das Culturas Negras da Bahia”. Além disso, haverá plenárias com os temas “Encontro de Estudos das Culturas Negras”, que irá estabelecer a discussão sobre a criação de uma rede de estudos das culturas negras a partir da articulação entre os diversos grupos de estudos já existentes no país e no exterior, e “Redes de Intercâmbio e Cooperação das Culturas Negras”, na qual se discutirá o atual estado das redes de intercâmbio e cooperação das culturas negras com a finalidade de criar uma plataforma de intercâmbio e cooperação regional, nacional e internacional.

Personalidades como o jornalista, sociólogo e professor Muniz Sodré, o especialista em cultura afro-brasileira e diretor do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da Fundação Palmares, Carlos Moura, além de Joel Zito Araújo, Jaime Sodré, Simon Njami, Paulo Miguez, Chico César, Emanuel Aráujo, Liv Sovik, entre outros já têm presença confirmada. O encontro deverá reunir ainda criadores, artistas,  profissionais da cultura, gestores culturais, pesquisadores, parlamentares, estudantes, lideranças e representações do movimento cultural negro.

Os interessados em participar  das oficinas “Teoria e prática da comunicação para projetos digitais” e “Videodança Afrocontemporâneo Bahia” têm até o dia 31 de outubro para se inscrever. As oficinas, com 25 vagas cada, serão realizadas na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entre os dias 7 e 9 de novembro, das 9 às 12h e das 14 às 16h.

Clique aqui para mais informações.

*Com informações do site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *