Até o dia 28 de novembro, o i-Docs – iniciativa de Judith Aston, Sandra Gaudenzi e Jonathan Dovey com base no Digital Cultures Research Centre, University of the West of England, Bristol, recebe projetos de documentários digitais, que abordem novas formas como webdocs, docugames, fotoreportagens, projetos transmedia e narrativas locativas.

i-Docs é o primeiro simpósio/laboratório dedicado a esse novo campo já em rápida evolução: o documentário interativo. O simpósio terá duração de um dia em que serão apresentados novos projetos e discutidas as implicações artísticas, econômicas e políticas das novas formas de representação fatual.

Na noite do simpósio, ocorrerá o programa “City Symphonies”, que abre com uma projeção do filme de Jean Vigo ‘Apropos de Nice’ 1930, seguido de uma resposta do documentarista Keith Morley. A performance vai explorar a relevância contemporânea do gênero “Sinfonia Urbana”, propondo uma nova audiência para o documentário através da performance ao vivo, interativa e alinhada à cultura VJ.

i-Docs é uma iniciativa de Judith Aston, Sandra Gaudenzi e Jonathan Dovey com base no Digital Cultures Research Centre, University of the West of England, Bristol. No Brasil, Gilson Schwartz, Nina Simões e Lucio Vilar respondem pela Curadoria com base no grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento (Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP), que organizará a seleção de trabalhos e a participação ao vivo.

O evento ocorrerá no Watershed Media Centre em Bristol e no campus da USP na sexta-feira, 25 de março de 2011. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no link i-docs.org

Os participantes são convidados a apresentar projetos em andamento e propostas de pesquisa. Haverá painéis para reunir profissionais do audiovisual, curadores, artistas e acadêmicos.

Propostas de trabalhos e apresentação de projetos (sempre em inglês) devem ser enviados para: cidade@usp.br até o dia 28 de novembro de 2010, com detalhes para contato e currículo. As propostas devem indicar claramente as intenções em 300 palavras. Links para material audiovisual poderão ser sugeridos quando necessário.

Já estão confirmadas apresentações de: Upian (Prison Valley, Gaza/Sderot, Havana/Miami), Blast Theory (Rider Spoke, Desert Rain, A Machine To See With), Nick Cohen – BBC Multiplatform Commissioning Executive for Documentary,  Gilson Schwartz e Nina Simões (Moedas Criativas, Interações Estéticas, MinC/FUNARTE).

Os trabalhos selecionados serão publicados no Journal of Media Practice. Outras formas de publicação estão em pauta. O custo da inscrição de projetos e apresentações selecionadas é de R$ 150. Descontos e bolsas para estudantes e pesquisadores de pós-graduação serão concedidos caso a caso. Para mais informações, acesse  i-docs.org


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *