Sob o tema Diversidade e Brasilidade, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) promove o III Fórum de Práticas e Tendências do Patrocínio e do Marketing Cultural, reunindo executivos e profissionais que atuam nas áreas de Marketing e Comunicação para debater temas como patrocínio cultural, mudanças da Lei Rouanet e no Plano Nacional de Cultura, exemplificando como empresas que investem em cultura podem fortalecer sua marca, cumprir seus objetivos de interação com a sociedade e gerar negócios.
O evento pretende ainda analisar estratégias focadas no setor cultural citando modelos de ação e de legislação, além da apresentação de casos práticos e das principais modalidades realizadas. Confira abaixo a programação completa.
Programação III Fórum de Práticas e Tendências do Patrocínio e do Marketing Cultural
Dia 17 de novembro
– 08h30/08h40 – Abertura com Sérgio Azevedo – Presidente da ABA Rio
– 08h40/10h20 – Porque investir em patrocínio cultural.
Análise conceitual e exemplos bem-sucedidos de empresas que investem em cultura como meio eficaz de fortalecer sua marca, cumprir seus objetivos de interação com a sociedade e gerar negócios.
Participações de Hugo Paiva do Banco do Brasil e Melissa Cabral, gerente de eventos do BNDES. Moderação de Clóvis Speroni – Diretor, Presidente da AGÊNCIA3 e Presidente da ABAP Rio.
– 10h20/10h45 – Intervalo.
– 10h45/12h35 – Mudanças da Lei Rouanet e PNC – Plano Nacional de Cultura.
Participação de Paulo Pélico – Diretor da APETESP (Associação de Produtores de Espetáculo Teatral de São Paulo). Moderação de Rafael Sampaio – VP executivo da ABA.
– 12h35/14h05 – Almoço livre.
– 14h05/16h20 – Painel: Artes cênicas, artes visuais e música.
Exemplos de sucesso e apresentação de métodos de aplicação e gestão para otimizar a utilização das variadas alternativas de patrocínio, merchandising e envolvimento com as artes cênicas, música e cinema.
Participação de Ana de Fátima Sousa, diretora do Instituto Itaú Cultural; Vilma Lustosa, presidente do CIMA, Coorganizadora do Festival de Cinema do Rio e realizadora do Búzios Cine Festival; e Ana Vilela, gestora da Casa Fiat de Cultura. Moderação de Roberto Guimarães – Diretor da Oi Futuro.
– 16h20/16h45 – Intervalo
– 16h45/17h00 – Momento Cultural: Edwin Luisi, ator e produtor.
– 17h00/18h40 – Gestão do mix de marketing cultural.
Exemplos de sucesso e apresentação de métodos de gestão do mix de marketing cultural para o atendimento das diversas tarefas mercadológicas, atingimento dos vários públicos e cumprimento dos objetivos definidos em cada caso.
Participação de Joyce Ajuz Coelho, diretora do Curso de Administração da ESPM-RJ; e Cícero Feltrin, diretor de Marketing da TV Cultura. Moderação de Claudio Jorge -Gerente do Setor Cultural da Petrobras.
Dia 18 de novembro
– 08h30/11h00 – Educação e cultura.
Exemplos de sucesso e apresentação de métodos de aplicação e gestão para otimizar o desenvolvimento das variadas alternativas de patrocínio e o envolvimento em projetos educacionais e culturais.
Participação da Petrobras – Artistas patrocinados: Nega Gizza e Junior Perim; Tarcisio Gargioni, VP de Marketing e Serviços da Gol Linhas Aéreas; e Regina Ramos, Gerente da Caixa Cultural RJ. Moderação de Sérgio Azevedo – Presidente da ABA RIO.
– 11h00/11h25 – Intervalo.
– 11h25/11h40 – Momento cultural: Rogério Fabiano – ator e produtor.
– 11h40/12h40 – Produção Cultural x Entretenimento ao vivo.
Participação de Paulo Otávio Almeida, sócio-diretor da Dream Factory.
– 12h40/14h20 – Almoço.
– 14h20/15h20 – O papel dos veículos na disseminação da cultura.
Participação de João Mesquita, diretor Executivo da GLOBOSAT Rio.
15h20/15h45 – Intervalo.
15h45/17h00 – Diversidade Cultural Brasileira
Casos de sucesso em ações e eventos de caráter cultural e popular, e suas múltiplas formas de comunicação com seus respectivos públicos e de consistência das marcas.
– FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty
Participação de Mauro Munhoz, organizador responsável do festival pioneiro em adotar o Twitter e o YouTube, como forma de divulgação do evento e compartilhamento de conteúdo com o público. Moderação de Rafael Sampaio, VP executivo da ABA.
– 17h00/17h40 – Encerramento com Rafael Sampaio – VP da ABA nacional
O III Fórum de Práticas e Tendências do Patrocínio e do Marketing Cultural será realizado na Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues (Avenida República do Chile, 230 / Centro – Rio de Janeiro). Para mais informações e inscrições, acesse www.aba.com.br