A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo reabriu a seleção de novos projetos para o Programa de Fomento à Cultura da Periferia. O investimento total é de R$ 7,1 milhões. As inscrições podem ser realizadas pela internet, pela Plataforma Spcultura até o dia 7 de novembro.
Para participar, é necessário que o coletivo artístico ou cultural de no mínimo três pessoas tenha um trabalho artístico e cultural em andamento durante os três últimos anos. Também é obrigatório que tenham idade mínima de 18 anos e sejam residentes nas áreas atendidas pelo edital.
São consideradas 4 grandes áreas de São Paulo:
I – Área 1 É composta pelos distritos em que até 10% de seus domicílios auferem renda de até meio salário mínimo per capita, a saber.
II – Área 2 É composta pelos distritos em que entre 10,01% e 20% de seus domicílios auferem renda de até meio salário mínimo per capita, com exceção dos situados no centro expandido de São Paulo.
III – Área 3 É composta pelos distritos situados na área periférica do município, em que mais de 20% de seus domicílios auferem renda de até meio salário mínimo per capita.
IV – Área 4 É composta pelos distritos situados no centro expandido do município em que mais de 10% de seus domicílios auferem renda de até meio salário mínimo per capita.
Segundo o edital, o objetivo é ampliar o acesso aos meios de produção e fruição de bens culturais, consolidar o direito à cultura, fortalecer e potencializar práticas artísticas e culturais relevantes, com reconhecido histórico de atuação, em distritos ou bolsões com altos índices de vulnerabilidade social, especialmente nas áreas periféricas de São Paulo.
Para checar mais informações e saber quais bairros estão considerados em cada área, acesse o edital clicando aqui.