O cinema na era da TV, os desafios de escrever para crianças e adolescentes, a televisão paga e discussões sobre roteiros de reality show são alguns dos temas do Encontros de Cinema, que acontece entre os dias 9 e 13 de setembro, no Itaú Cultural, em São Paulo.

Foto: ReproduçãoOs diretores e roteiristas Anna Muylaert e Luiz Bolognesi, a produtora e gestora de projetos multiplataforma Beth Carmona, o produtor e roteirista Paulo Cursino, o jornalista e radialista Flávio Queiroz, a roteirista Carolina Kotscho e o diretor da Moonshot Pictures Roberto D’Ávila, entre outros, comandam as mesas de debates.

No primeiro dia, a mesa de abertura acontece às 20h. Para iniciar o ciclo de debates, Anna Muylaert e Luiz Bolognesi falam sobre Cinema na Era da TV. Ela participou da equipe de criação de um dos programas de mais sucesso no mundo infanto-juvenil, apreciado por diversas gerações, Castelo Rá-Tim-Bum, e é também diretora de Que Horas Ela Volta?. Bolognesi escreveu um dos grandes filmes de sucesso nacional, Bicho de Sete Cabeças, de 2001.

No dia seguinte, às 18h, a consultora, produtora e gestora de projetos multiplataforma, Beth Carmona, que esteve à frente de canais como TV Cultura, Discovery Kids, Animal Planet, na América Latina, e Disney Channel, em São Paulo; a Mestre em Cinema e Audiovisual Contemporâneos pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona, Tatiana Nequete, diretora e roteirista do curta-metragem As Férias de Lord Lucas; e a autora de As Aventuras de Glauber e Hilda, Um Pinguim Tupiniquim, A Maldição da Moleira e Perdendo Perninhas, Índigo, ficam à frente da mesa As crianças, os adolescentes e as histórias: Desafios de escrever para o maior público da TV paga.

Ainda na quinta-feira, às 20h, O cinema na era da TV: características e possibilidades é o tema abordado pelo diretor do premiado Beijo de Sal, Felipe Barbosa; por Paulo Cursino, que também foi autor e colaborador de programas da Rede Globo, como Sai de Baixo, Os Caras de Pau, SOS Emergência e A Grande Família, além de redator-final das quatro temporadas do seriado Sob Nova Direção; e Juliana Rojas, diretora do longa-metragem Trabalhar Cansa (2011) e dos curtas O Lençol Branco (2005) e Um Ramo (2007), todos exibidos no Festival de Cannes, sendo que o último premiado na Semana da Crítica.

A sexta-feira é o último dia com mesas de discussão, já que o fim de semana é dedicado somente a uma série de workshops de capacitação. O primeiro debate, às 18h, trata das narrativas reais, ou seja, dos roteiros de reality – o formato mais produzido na TV paga brasileira. Para contribuir com esse assunto, a mesa conta com Roberto D’Ávila, que tem mais de 30 anos de experiência em televisão, vídeo e cinema, e é diretor da Moonshot Pictures, atuando na área de Rights Management, concepção e desenvolvimento de propriedades e produtos audiovisuais para cinema e TV. Para acompanhá-lo, Flávio Queiroz, que foi, por cinco anos, editor-chefe do reality show A Fazenda, da TV Record; e Carolina Kotscho, que está por trás de grandes sucessos do cinema como Dois Filhos de Francisco.

A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos meia hora antes de cada mesa. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149. Clique aqui para saber mais.

*Com informações do site da Revista de Cinema

 


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *