A Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, da cidade de Jacareí, a cerca de 70 km de São Paulo, aumenta o valor da renúncia fiscal por parte da empresas privadas em 2010, passando de R$ 362 mil, no ano passado, para R$ 540 mil.
Além disso, a lei amplia de seis para nove projetos beneficiados. De acordo com a LIC, as empresas podem destinar até 50% do imposto devido (ISS ou IPTU) para patrocinar os projetos culturais aprovados pela lei.
Os nove projetos selecionados contemplam as áreas de cinema, literatura, música, dança e teatro. Entre eles está o projeto “Uma Viagem ao Mundo da Música”, que se propõe a desmitificar a ideia de que música erudita não é para todos e provar que ela está muito mais presente no nosso dia-a-dia do que imaginamos. Idealizada por um trio de músicos, a proposta é contar a história desse estilo musical a partir de obras de grandes compositores, como Beethoven, Bach e Mozart, para crianças da pré-escola da rede municipal de Jacareí.
Já o projeto “Cantos e Encantos” contará a história de Jacareí por meio de um curta-metragem voltado aos alunos de educação infantil da rede pública da cidade. Assinado pelo casal de publicitários Rodrigo Oliveira e Daniele Tsukamoto, o desenho terá versão em 3D. Mais informações no site s://www.fundacaocultural.com.br