Na última terça-feira (22/3), os integrantes da Frente Parlamentar Mista da Cultura elegeram a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) para presidir o colegiado, que reúne mais de 250 congressistas. Na reunião, os parlamentares também aprovaram o estatuto da frente, que pretende debater temas estruturantes para a consolidação das políticas públicas culturais no País.
Um dos principais objetivos do grupo, segundo determina o próprio regimento, é acompanhar a política governamental, os projetos e programas direcionados à promoção da cultura e à preservação do patrimônio histórico (material e imaterial), arquitetônico, além de incentivar e fomentar mecanismos de preservação e difusão da cultura popular brasileira.
Coordenadores estaduais e do Distrito Federal foram indicados para colaborar ativamente no levantamento de demandas e na mobilização dos atores culturais locais para auxiliar o conselho executivo na condução de propostas a serem analisadas pelo grupo.
O conselho consultivo foi composto suprapartidariamente e buscou contemplar todos os Estados. Integram a diretoria da frente, além da deputada Jandira Feghali, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF – primeiro-vice-presidente), Antonio Roberto (PV-MG – segundo vice-presidente) e o deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ – terceiro vice-presidente).
A Frente Parlamentar Mista da Cultura será instalada no dia 6 de abril, com a participação da ministra Ana Holanda, de integrantes do Conselho Nacional da Cultura, além de artistas e intelectuais.
*Com informações da Agência Câmara
1Comentário