Levantamento feito pelo Washington Post Group, mostrou que, para cada dólar que o jornal ganhou com publicidade online, US$ 5 foram perdidos com anúncios no papel.

De acordo com informações publicadas no blog Monday Note, as cotas do impresso ainda faturam muito mais que o online, mas a velocidade com que o quadro se modifica se intensificou a partir de 2004.

“O modelo de negócios de publicidade online, quando aplicado à transformação da indústria dos jornais, é um grande fracasso”, escreveu o consultor Frédéric Filloux. “Táticas meramente adaptativas não salvarão o setor tradicional de jornais em sua guerra em múltiplas frentes contra ‘tecnologias de ruptura'”.

O artigo cita o livro “The Innovator’s Dilemma”, publicado por Clayton Christensen em 1997, que aponta o paradoxo das mudanças de mercado. Um dos pontos abordados pelo livro é o fato de que certas características de um veículo podem se virar contra ele quando o cenário se modifica.

Na avaliação do Monday Note, o que ocorre é o que os jornalistas americanos chamam de “centavos digitais em troca de dólares impressos”. Ou seja, não é possível recuperar a perda de publicidade impressa com a venda de anúncios na web.

*Com informaçoes do portal Imprensa


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *