O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Secretário de Estado de Cultura, Andrea Matarazzo, lançaram nesta terça-feira (22/2) a programação da Virada Cultural Paulista 2011. O evento acontece em 22 cidades, nos dias 14 e 15 de maio.
Agnès Jaoui, Pink Martini, Superchunk, Maria Gadú, Charlie Brown Jr., Renato Teixeira, Angra, Fafá de Belém, Tulipa Ruiz, Thiago Pethit e Marcelo Jeneci são alguns dos artistas confirmados. DJs, espetáculos de circo, dança, teatro e pocket ópera também fazem parte da programação.
“A Virada Cultural Paulista é uma grande conquista para São Paulo, um programa que leva de forma descentralizada inúmeras atividades culturais para 22 cidades do Estado, promove o intercâmbio entre os artistas e é uma oportunidade para a população do interior e do litoral ver apresentações de bons artistas”, declarou o governador Geraldo Alckmin.
O Secretário Andrea Matarazzo destacou que a política da Secretaria segue em duas vertentes: a interiorização da cultura e levar cultura de qualidade para pessoas que não tem acesso a ela. “A Virada leva espetáculos para todo o Estado, permite o intercâmbio entre artistas locais e com nomes consagrados, além estimular a circulação de pessoas entre as cidades.”
A Virada Cultural Paulista 2011 será realizada nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’oeste, Santos,Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Inspirada na Virada Cultural da capital, a Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em 10 cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público presente nas 20 cidades ultrapassou a marca de um milhão de pessoas, que conferiram mais de 560 atrações. Em 2010, a Virada atingiu a marca de 1,6 milhão de pessoas. Para 2011, a expectativa é atingir o mesmo número de público.
Confira a programação prévia no site www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br.
*Com informações da Secretaria de Estado da Cultura
2Comentários