A proposição teórica desenvolvida por François Jost em “Compreender a Televisão”, lançado pela editora Sulina, centra sua atenção no telespectador: os mundos são promessas feitas a ele. A obra desenvolve um percurso conceitual que vai do entendimento da televisão considerada por inteiro; passando pela concepção dos três mundos – real, fictício e lúdico – que fundam a noção de gênero; até chegar ao exame da programação, especificamente a francesa; e tudo isso para mostrar ao telespectador o que ele precisa para compreender o porquê e o como dos programas a que assiste.

“Compreender a Televisão” é um livro valioso, em que François Jost, tomando como referência a televisão francesa, apresenta suas concepções teóricas sobre essa mídia e sobre o modo de funcionamento das emissoras. Mas, acima de tudo, sua leitura é instigante, pois desafia o leitor a fazer adaptações e paralelos com a realidade do país, levando-o a uma melhor compreensão acerca das articulações e inter-relações possíveis dentro do universo televisual.

Sobre o autor: François Jost nasceu em Paris, em 1949, e é diretor do Centre d’études sur l’image et son médiatiques (CEISME), na Université Paris III. Sua obra centra-se na análise semiótica da produção e recepção midiática, principalmente sobre televisão e cinema. Autor de diversos livros sobre essa temática, como Introduction à l’analyse de la télévision (Ellipses, 1999), La télévision du quotidien: entre réalité et fiction (Boeck, 2001) e L’Empire du loft (La Dispute, 2002). Atualmente, pesquisa as versões francesas do programa Big Brother.

Clique aqui para adquirir o livro.


contributor

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *