A Associação Nacional de Livrarias (ANL) divulgou nesta terça-feira (15/3) seu Levantamento Anual do Segmento de Livrarias, realizado junto a suas associadas — que representam 67% do setor entre pequenas, médias e grandes livrarias. O crescimento médio para 2010, comparativamente ao ano de 2009, foi de 9,6%.

Foi identificado que 32,35% das livrarias têm um faturamento anual menor que R$ 1,200 milhões; 29,41% faturam entre R$ 1,2 milhões e R$ 9,6 milhões; e 38,24% acima de R$ 9,6 milhões. Uma concentração cada vez maior do faturamento nas grandes redes.

Segundo Vitor Tavares, presidente da ANL, “esta tendência está cada vez mais evidente, com o fechamento de livrarias independentes em todo o país e o avanço das grandes redes, antes localizadas na região sudeste do país, em todo o território brasileiro. Lembrando aqui que 2/3 dos municípios brasileiros não possuem qualquer livraria”.

O levantamento aponta ainda para o fato de que 41,94% dos entrevistados – que representam 453 lojas, em todo o Brasil – trabalham exclusivamente com livros. A venda de livros representa 50% do faturamento de 83,87% dos entrevistados.

A maioria das lojas (31,25%) vende mais de 500 mil exemplares por ano. Na sequência aparecem as que comercializam entre 50 mil e 250 mil livros, que são 25% das livrarias consultadas. 18,75% vendem até 10 mil livros por ano e 15,63% ficam na faixa dos 10 mil a 50 mil livros/ano. Por fim, 9,38% dos entrevistados registraram, em 2010, vendas de 250 mil a 500 mil exemplares.

As lojas consultadas demonstraram interesse em fazer investimentos em 2011, com 78,3% acenando positivamente para isso. De acordo com as respostas, 35% das lojas pretendem investir na capacitação profissional, 29% em ampliação ou reforma da loja, 25% em tecnologia, 9% em abertura de novas lojas e 2% em outras áreas.

O e-commerce ainda não foi totalmente incorporado pelas livrarias que responderam o questionário da ANL. Segundo o levantamento, pouco menos da metade (48,57%) tem essa modalidade de venda e o faturamento ainda não é tão expressivo. Para 28,57%, a venda por e-commerce representa 8% do faturamento. Para 21,43%, apenas 3%. Para 14,29% das livrarias, esse valor totaliza 7% do faturamento. Para 7,14%, a venda por internet representa 12% do faturamento e, para outros 7,14%, nada menos do que 90% do faturamento.

*Com informações do site da Câmara Brasileira do Livro e do Publishnews


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