A Feira Cultural Preta, maior feira de cultura negra da América Latina, chega à sua 12ª edição no dia 15 dezembro, no Palácio das Convenções – Anhembi, em São Paulo.
O evento, que promove o desenvolvimento do mercado de cultura negra, criou um novo conceito para este ano, ampliando a programação cultural para sete dias, de 9 a 15 de dezembro, sob o tema “Territórios Urbanos – O Negro e o Direito à Cidade”. Assim, o evento foi nomeado Feira Preta Week SP, ganhando os arredores da cidade com uma extensa agenda cultural afro contemporânea.
Para 2013, a estimativa é de que 16 mil pessoas passem pela Feira. “Muito mais do que um evento cultural, a Feira é resultado de um conjunto de iniciativas colaborativas, coletivas e inclusivas, num ambiente de encontro e valorização da cultura e do potencial de mercado desse segmento”, explica Adriana Barbosa, idealizadora do evento.
O evento reunirá mais de 100 empreendedores de diversas regiões do país com interesse nesse mercado. Com isso, pretende-se mostrar à sociedade o que está sendo produzido para o segmento negro, incentivando o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas.
Com esse formato, a feira traz à tona uma discussão bastante frequente quando o assunto é urbanismo: as variadas formas de ocupação do espaço público em prol da diversidade cultural.
Programação completa, mais informações e ingressos: www.feirapreta.com.br.