Foi lançado nesta segunda-feira (12/3), pelo projeto Criaticidades, o Manifesto São Paulo Criativa. A ideia é alcançar um número suficientemente grande de assinaturas para buscar o comprometimento de todos os candidatos a prefeito da cidade com a incorporação, em sua próxima gestão, dos 10 itens identificados como essenciais para uma cidade criativa.
“Para transformarmos os problemas de São Paulo em soluções, precisamos criar um ambiente onde a criatividade seja valorizada por todos os agentes: governos, pessoas, empresas e organizações. Esse comportamento inovador depende das conexões que a cidade estabelece entre pessoas, bairros, escolas e educadores, para que as boas ideias possam emergir”, diz o manifesto.
Reconhecer o passado para projetar o futuro, compartilhamento de espaços públicos, mobilidade urbana, melhoria na educação e valorização das áreas verdes são alguns dos aspectos apontados como fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade criativa.
Além disso, o manifesto sugere a criação de uma Secretaria Municipal de Economia Criativa, incentivo à arte urbana e à ocupação de imóveis vazios por empreendedores criativos, políticas econômicas voltadas ao setor criativo e formação de grupo de voluntários locais para a Copa de 2014 e outros eventos de grande potencial turístico.
Para ler o manifesto na íntegra e assinar o documento, acesse o site www.criaticidades.com.br/manifesto.