A ministra da Cultura, Marta Suplicy, demandou ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) estudos para implementação de quatro projetos que considera importantes para consolidar a política nacional de museus e fortalecer o papel deles na sociedade. Ela falou dos projetos durante sua participação na comemoração dos 65 anos do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na última quinta-feira (4/10).

Os projetos que a ministra destaca são: a difusão de todos os acervos dos museus brasileiros na Internet; a circulação nacional e internacional de acervos e coleções brasileiras; a construção de instrumentos de apoio à ampliação das políticas de aquisição de bens culturais nos museus e o estímulo ao desenvolvimento de ações que ampliem o acesso das coleções privadas ao grande público; por fim, o investimento nos museus como instituições centrais para a construção de um legado cultural.

Nos cumprimentos à direção do MASP, pouco antes da apresentação da Filarmônica Bachiana do SESI SP, regida pelo maestro João Carlos Martins, a ministra salientou a importância do museu para São Paulo, pelo seu acervo de oito mil peças e pelo papel de centro cultural que oferece ao público escola de arte, ateliês, espetáculos de dança, música e teatro, palestras, debates e cursos para professores.

A ministra enfatizou que cresce o número de visitantes aos museus do Brasil. “Já alcançamos 84 milhões de visitantes, um número significativo, se comparado aos 23 milhões de 2003, mas que precisa ser ampliado.”

Clique aqui para ler o discurso na íntegra.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *