O segundo encontro do Fórum Brasil Digital não será nada tímido. O grupo criado para que a sociedade tenha interlocução com o governo na construção dos objetivos finais do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) terá três dias de debates com a meta de traçar um panorama das medidas estratégicas que precisam ser tomadas para o projeto seguir adiante. O mega debate será realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto.

O primeiro encontro do fórum ocorreu no fim de junho e funcionou como uma espécie de ambientação para as 54 entidades convidadas a compor o grupo. Agora os objetivos das discussões estão mais claros, segundo o coordenador do fórum e assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez. “Na semana passada, mandamos a cada entidade um roteiro com a síntese dos temas que serão debatidos. Para cada tema colocamos também a posição do governo e pedimos para as entidades anteciparem suas opiniões”, explicou Alvarez, nesta terça-feira, 3, após participar da assembléia da Telebrás.

Esse roteiro contém 11 temas de debate que resumem os objetivos mais preementes do PNBL – chamados também de metas de “nível II” ou metas de “hoje”. As primeiras ações do plano, ou metas de nível I, já foram tomadas pelo governo, sendo o maior exemplo a revitalização da Telebrás. Um terceiro conjunto de objetivos tem como foco as ações de longo prazo e não serão debatidas no próximo encontro.

Para organizar um debate com tantos representantes de entidades civis e governo, o fórum deverá fazer uma reunião para cada um dos temas fixados. Não haverá limitação de participação nos debates: desde que a pessoa esteja cadastrada por uma entidade pertencente ao fórum, ela poderá assistir todas as discussões. Será dada prioridade, no entanto, aos representantes que encaminharem antecipadamente suas posições nessa rodada preparatória pois isso indicaria maior interesse no tema.

A coordenação do fórum ainda não decidiu se alguma parte do encontro será aberta ao público. Além dos debates setoriais, será promovida uma grande plenária para alinhamento das discussões. O encontro acontecerá em Brasília.

*Fonte: Tela Viva (Mariana Mazza)


contributor

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *