A Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais e a Assembleia Legislativa do Estado promovem, até 10 de maio, fórum para debater com a sociedade civil o Plano Estadual de Cultura de Minas Gerais, que dará diretrizes, metas e estratégias para a política de cultura do Estado para os próximos 10 anos.
O Fórum Técnico Plano Estadual de Cultural será composto por uma série de encontros regionais em cidades do interior de Minas Gerais. O primeiro foi realizado na última segunda-feira (22/2), em Ouro Preto. Em cada localidade, será realizada palestra para explicar e contextualizar os processos de construção do Plano Estadual de Cultura. Na sequência, os participantes se dividirão em três grupos de trabalho, com os temas Garantia de direitos culturais, Sistema Estadual de Cultura e Sistema de financiamento à cultura.
Durante os encontros, também será debatido documento com 233 propostas que fazem parte do Projeto de Lei nº 2.805, de 2015, que estabelece o Plano Estadual de Cultura em Minas Gerais. Em cada um dos encontros regionais, cada grupo de trabalho poderá apresentar, no máximo, 35 novas sugestões. Em cada cidade onde o evento será realizado, serão eleitos 12 delegados que atuarão na plenária final do fórum, marcada para 8 a 10 de junho.
Durante a plenária final, os participantes irão aprovar e priorizar propostas que subsidiarão a análise do Plano Estadual de Cultura pelos deputados estaduais mineiros. O documento de propostas será, então, entregue à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A plenária contará com palestras e atividades dos grupos de trabalho. Ao final, serão eleitos os integrantes da Comissão de Representação, encarregada de acompanhar os desdobramentos do fórum técnico. Essa comissão será formada por 18 pessoas, sendo 12 da sociedade civil e seis do poder público.
Clique aqui para acessar o calendário