O midem, mais tradicional das feiras internacionais de música, acontece em Cannes, na França, de 28 a 31 de janeiro de 2012. Em sua 46ª edição, o evento reúne expositores de cerca de 90 países e 6 mil profissionais participantes. Representantes de gravadoras, editoras, shows, festivais, empresas de tecnologias digitais e celulares se encontram em Cannes para fechar negócios, relacionar-se e conhecer novos talentos.
Para se adaptar às evoluções naturais do mercado, em 2012 o evento contará com empresas de tecnologia e agências de publicidade, além de marcas ao redor de artistas e tradicionais agentes da indústria da música.
Outro fator que merece destaque é a criação do “Direct2Fan Camp”, local dedicado à interação de artistas independentes, selos e redes sociais. A partir de agora, o midemNet acontecerá simultaneamente e será distribuído ao longo dos quatro dias do evento. Haverá um dia especial, a segunda-feira, que será dedicada à “palestras-chave”, intitulado de “Visionary Monday”.
No midem 2012 também será lançado o “Innovation Factory”, um espaço de encontros e de descobertas onde as start-ups, os principais agentes em tecnologia, os artistas e as gravadoras poderão compartilhar suas necessidades, projetos e experiências na área da música. O midemLab, concurso internacional aberto a start-ups inovadoras e desenvolvedoras de aplicativos, acontecerá dentro do Innovation Factory, como ocorreu em 2011. A novidade para o próximo ano é a ampliação do escopo para possibilitar a participação de empresas de todos os setores.
No campo do marketing, as marcas terão um programa ainda mais sofisticado em conteúdo, contando com conferências e workshops, além da interação entre artistas, editoras e gravadoras. O SyncDay, dia dedicado à sincronização, contará em 2012 com uma competição que premiará o melhor uso da música em uma campanha de marketing.
O midemFestival será aberto, agora, não só a executivos da indústria musical, mas também ao público. Serão três noites de lineup dividido entre artistas internacionais. O palco Fringe, lançado na última edição da feira, foi renomeado para midem Off e corresponde a uma programação musical ao vivo nos bares de Cannes.
Uma outra novidade importante é a alteração dos locais em que as empresas ficarão. No midem 2012, haverá três espaços dedicados a negócios: Riviera, Lerins (estande, bar) e o Level1 (conferências). O stand da BM&A ficará, agora, no espaço Lerins, no 3º andar do pavilhão.
A BM&A, como acontece desde 2003, garante a participação do Brasil no evento. As empresas interessadas em participar devem enviar e-mail para celia@bma.org.br, até o dia 19 de dezembro de 2011.
Clique aqui para saber como tocar no midem Off.
*Com informações da BM&A