Começou nesta quinta-feira (4/8) o período de inscrições dos longa metragens brasileiros para o processo de seleção destinado à indicação do filme que concorrerá ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira na 84ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Oscar 2012.
O prazo termina no próximo dia 31. A portaria do Ministério da Cultura foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
Só serão admitidas inscrições de filmes que tenham sido exibidos ou que serão exibidos publicamente, com fins comerciais, pela primeira vez no Brasil e por pelo menos sete dias consecutivos no período de 1º de outubro de 2010 a 30 de setembro de 2011, em uma sala de cinema comercial, comprovado por meio do cronograma de exibição.
Os interessados deverão apresentar à Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, os pedidos de inscrição por meio de requerimento, no modelo anexado à portaria publicada hoje, junto com doze cópias do filme, em DVD.
Serão admitidas inscrições por Sedex ou similar, desde que o recebimento da inscrição não ultrapasse a data fixada pela portaria.
A indicação será realizada por Comissão Especial de Seleção, composta pelos seguintes membros: secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana; presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco; ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza; e os representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.
A Comissão se reunirá no dia 20 de setembro de 2011, no Rio de Janeiro, para anunciar o filme selecionado. Cabe à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura prestar apoio técnico, administrativo e financeiro à Comissão Especial de Seleção. Os membros da Comissão não poderão ter qualquer espécie de vínculo com as produções concorrentes, sob pena de desclassificação da inscrição irregular.
Confira a portaria de inscrição aqui.
*Com informações do Estadão.com e do site do MinC