O Ministério da Cultura apresentou, nesta quinta-feira, o primeiro esboço do Plano de Diretrizes e Ações Culturais que serão realizadas durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O documento foi exposto aos integrantes da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social do Governo para os jogos do Mundial, reunidos no auditório do MinC, em Brasília,  em sua 3ª reunião de trabalho.

Segundo a assessora especial do MinC, Morgana Eneile, que apresentou o documento, a proposta foi montada em cima da análise das sugestões apontadas durante o seminário sobre megaeventos esportivos, coordenado pelo ministério, no mês de agosto. “Nossa ideia é consolidar algumas ações para dar início à implantação ainda este ano”, comentou a assessora.

A proposta será avaliada, agora, pelos representantes das 12 cidades-sede dos jogos na Câmara Temática, e a expectativa do Ministério da Cultura é de poder consolidá-la já no próximo encontro de trabalho da Câmara, que será realizado na cidade de Salvador, nos dias 26 e 27 de outubro.

Segundo a representante do MinC e responsável pela Câmara de Cultura, Educação e Ação social, Juana Nunes, a reunião de Salvador vai girar em torno do tema ‘Educação’ . Ela enfatizou a importância do trabalho de consolidação das propostas apresentadas hoje, o qual será desenvolvido na capital baiana.

Eixos prioritários – O plano da Cultura para os jogos do Mundial vai se apoiar em cinco eixos prioritários de ação: a promoção de valores éticos, da cidadania, da cultura da paz e da participação social; a promoção da economia criativa, da infraestrutura cultural e a sustentabilidade das ações culturais; a promoção do patrimônio, da memória dos museus e do turismo cultural; a promoçã0 da diversidade das expressões culturais; e a promoção da produção e difusão de conteúdos audiovisuais que valorizem a diversidade cultural brasileira.

A proposta do MinC desdobra esses cinco eixos em 41 diretrizes para serem implementadas por um amplo conjunto de ações no meio cultural. Dentre elas,  a do desenvolvimento de uma campanha internacional voltada para a cultura da paz e do fortalecimento da diversidade cultural; o lançamento de editais de fomento à cultura, tais como o de Agentes de Leitura para as cidades-sede da Copa, com objetivo de promover a leitura a partir de livros que abordem o futebol e seus personagens; a implantação de um Centro de Mídia Audiovisual da Copa, para auxiliar e orientar a produção de conteúdos que reflitam a diversidade e a pluralidade da Cultura brasileira; o lançamento de edital de Qualificação de Museus para o Turismo, especialmente para as cidades-sedes e região do entorno; e o treinamento de pessoal para qualificação dos serviços de atendimento a turistas em museus, pontos históricos e em demais locais de interesse artístico-cultural e tantas outras iniciativas.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *