A secretária Cláudia Leitão, do Ministério da Cultura, celebrará nesta quinta-feira (1/12) a pactuação entre o MinC e o estado de Goiás para a implantação do Criativa Birô.
O projeto será gerido pela Secretaria da Economia Criativa (SEC), em estruturação no Ministério da Cultura, e tem como objetivo o atendimento e suporte técnico de profissionais e empreendedores criativos. O equipamento funcionará a partir da oferta de diversos serviços de consultoria, assessoria técnica e atividades de formação. Além de Goiás, os estados do Acre, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul serão os primeiros a receber o Criativa Birô.
A expectativa da secretaria é que a partir de 2012 os Criativas Birôs sejam expandidos para todo o Brasil e que seja criado o primeiro Criativa internacional na sede do Mercosul, em Montevidéu. Será um investimento inicial do MinC da ordem de R$ 6 milhões, o que equivale a R$ 1, 2 milhão para cada um dos cinco projetos. O estado deve dar uma contrapartida de 20% do valor do projeto e o local para funcionamento do escritório.
O Criativa Birô será como a casa do empreendedor criativo brasileiro, onde receberá auxílio para elaborar modelos de negócios, planos de comunicação e distribuição, além de consultorias jurídicas, linhas de crédito, birô de exportação e formações específicas.
*Com informações do site do MinC