O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, reuniu-se nesta quarta-feira (7/12) com o diretor do British Council no Brasil, Sr. Jim Scarth, para a discussão de parcerias em programas e políticas públicas que promovam maior integração cultural e intercâmbio entre o Brasil e o Reino Unido e entre os artistas e realizadores culturais de ambos os países, respectivamente.
Ortiz falou sobre as discussões já iniciadas na área de Livro e Leitura para promoção da produção literária brasileira no exterior, acertando com o diretor do British Council que, em um primeiro momento, seja realizada por profissionais brasileiros e britânicos uma pesquisa para diagnosticar o conhecimento e a demanda pela produção literária brasileira no Reino Unido, para então, por meio do programa Bolsa Tradução, da Fundação Biblioteca Nacional, ser realizada a tradução de obras brasileiras (não apenas literárias, mas também técnicas, científicas, de pesquisa) para o inglês britânico. A expectativa é de que os primeiros títulos sejam lançados em 2014, durante edição da Feira de Londres.
Outra área em que ambos os países já iniciaram tratativas, lembrou Ortiz, é a da economia criativa. Recentemente, representantes da secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura estiveram em Londres para uma série de reuniões com especialistas do setor. Terminada essa missão, a SEC/MinC deu início a uma discussão de como proceder o mapeamento e a formação de público para a produção cultural brasileira, discussão que, acordou-se ontem, passará a contar com a participação e o suporte do British Council.
Scarth destacou o interesse do Reino Unido também em parcerias de produção audiovisual, bem como pelo acervo museológico brasileiro, com o que, para aprofundamento e avanço das tratativas, o secretário-executivo Vitor Ortiz propôs a realização de uma reunião de trabalho envolvendo o British Council, a Fundação Biblioteca Nacional, o Ibram e as secretarias de Economia Criativa e do Audiovisual do MinC.
*Com informações do site do MinC