A equipe da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura reuniu-se nesta segunda-feira  (28/5) com o Instituto Itaú Cultural para discutir a criação de uma Rede Brasileira de Cidades Criativas, reconhecendo aquelas que instituírem políticas públicas de desenvolvimento a partir de soluções baseadas na criatividade e na cultura local.

O chancelamento será concedido em novembro, por ocasião do Dia da Criatividade. O Instituto Itaú Cultural será um dos parceiros do ministério no projeto. Na próxima sexta-feira (1/6), durante o lançamento do Observatório Brasileiro da Economia Criativa (Obec), o MinC deve assinar acordo com o instituto, que abrangerá também a realização do ciclo de Colóquios Celso Furtado sobre Cultura e Desenvolvimento, além de outros projetos.

No encontro foram discutidos aspectos preliminares da metodologia de implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas. O MinC deverá elaborar categorias para este chancelamento, considerando os diversos portes das cidades a serem contempladas.

Entre os critérios preliminares apontados para o chancelamento das cidades podem ser considerados, por exemplo, a herança cultural – como o passado do local determinou o seu presente e definirá o seu futuro -, assim como as vocações locais – recursos naturais disponíveis, a oferta de equipamentos culturais -, os desejos e aspirações da população e a vitalidade econômica – mercados existentes ou potenciais.

Será criado um grupo de trabalho, formado por especialistas da área, para discutir a metodologia de implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *