Em reunião na última terça-feira (21/1), os ministros da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marta Suplicy e Marco Antonio Raupp discutiram possibilidades para convergir cultura e os avanços tecnológicos, tendo em vista o desenvolvimento do audiovisual no país.

Com a participação do secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Mário Borgneth, Marta apresentou a Raupp a intenção em se formar um comitê interministerial para a implantação do Canal da Cultura, para transmissão de produções culturais e programas regionais. O canal foi regulamentado pelo Decreto nº 5.820/2006.

O Ministério da Cultura  já desenvolve trabalhos em parceria com o MCTI – com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – dos quais a ministra salientou a importância. “Agradeço a parceria com as ações na Cinemateca Brasileira e na Ancine. Para este ano buscamos aprofundar alguns tópicos na cooperação técnica para alcançarmos não só todo o Brasil, mas também trabalharmos o nosso Softpower na internacionalização da cultura nacional”, defendeu.

Os ministros ainda conversaram sobre a utilização do espaço na Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, em São Paulo, para a construção de um Centro de Referência Audiovisual. “Há uma demanda para o armazenamento dos dados culturais que poderá ser atendida a partir da criação desse Centro que abrigará uma plataforma para monitorar, capturar e armazenar os conteúdos de TV a cabo e os acervos da produção cultural nacional como os da Funarte, Ancine”, explicou Borgneth.

Outro assunto abordado durante a reunião foi o aprimoramento do tráfego de conteúdo audiovisual via protocolo IP (internet) para atingir um número maior de espectadores de uma forma mais rápida, já que não depende do transporte físico dos rolos de filme. Borgneth explicou que esse sistema já está em uso em seis Universidades Federais e que a intenção é expandi-lo a inúmeros espaços que possam reunir o público como os Cine + Cultura e os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), ambos programas do MinC.

*Com informações do site do Ministério da Cultura


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *