A ministra da Cultura, Marta Suplicy, lançou nesta quarta-feira (2/10), no Museu Imperial, em Petrópolis, o Programa Petrobras Ministério da Cultura de Museus. Doze instituições receberão aporte da Petrobras, por meio de um acordo da estatal com o MinC.
Serão R$ 20 milhões investidos a partir deste ano e que irão deixar como legado uma infraestrutura de equipamentos e serviços no setor de museus. O programa está entre as ações do Ministério para a Copa do Mundo de 2014.
Os beneficiados são museus instalados nas cidades-sede da Copa e em municípios vizinhos. São eles: Museu Imperial (RJ), Palácio Rio Negro (RJ), Museu da República (RJ), Museus Castro Maya (RJ), Museu de Arte Sacra de Paraty (RJ), Museu Lasar Segall (SP), Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (PE), Pinacoteca do Palácio da Cultura (RN), Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (BA), Museu Mariano Procópio (MG), e o Portal dos Museus (SP) – site de busca que beneficiará todos os museus brasileiros.
Antes de ir a Petrópolis, Marta visitou o Museu Mariano Procópio, no município mineiro de Juiz de Fora, que, junto com o Museu Imperial, representa parte importante da história nacional do século 19. A ministra disse que, com o aporte financeiro, pode haver integração das duas instituições, cujos acervos se complementam.
De acordo com ela, isso pode ocorrer com a criação de um “museu de percurso”, como existe em outros países. Marta afirmou que seria uma forma inédita no Brasil de potencializar o que existe em um contexto histórico e didático, para que as pessoas possam entender melhor a história do período monárquico.
*Com informações dos site do MinC e da revista Exame